sexta-feira, 19 de março de 2010

Trabalho Bimestral do 2º Em de 2010

SEGUE O LINK PARA QUEM QUISER BAIXAR AS PERGUNTAS -->> Trabalho bimestral





1) As ordens já são mandadas, já se apressam os meirinhos. Entram por salas e alcovas, relatam roupas e livros: (...) Compêndios e dicionários, e tratados eruditos sobre povos, sobre reinos, sobre invenções e Concílios... E as sugestões perigosas da França e Estados Unidos, Mably, Voltaire e outros tantos, que são todos libertinos... (Cecília Meireles, Romance XLVII ou Dos seqüestros). (Romanceiro da Inconfidência) As sugestões perigosas mencionadas no poema, amplamente difundidas pelo Iluminismo e incorporadas ao processo de Independência dos Estados Unidos no século XVIII , correspondem


a) ao racionalismo cartesiano como método para emancipação política e o progresso econômico do Estado independente.

b) à concepção de sociedade igualitária, legitimada pela abolição da escravatura e pelo sufrágio universal.

c) à valorização do liberalismo econômico e do mercantilismo como modelos de desenvolvimento da Nação moderna.

d) ao emprego do conhecimento ilustrado e das teses absolutistas como instrumentos revolucionários.

e) aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, que justificavam a concepção de autonomia do Estado.

 
 
2) O duque de Bridgewater censurava os seus homens por terem voltado tarde depois do almoço; estes se desculparam dizendo que não tinham ouvido a badalada da 1 hora, então o duque modificou o relógio, fazendo-o bater 13 badaladas. Este texto revela um dos aspectos das mudanças oriundas do processo industrial inglês no final do século XVIII e início do século XIX . A partir do conhecimento histórico, pode-se afirmar que


a) os trabalhadores foram beneficiados com a diminuição da jornada de trabalho em relação à época anterior à revolução industrial.

b) a racionalização do tempo foi um dos aspectos psicológicos significativos que marcou o desenvolvimento da maquinofatura.

c) os empresários de Londres controlavam com mais rigor os horários dos trabalhadores, mas como compensação forneciam remuneração por produtividade para os pontuais.

d) as fábricas, de modo em geral, tinham pouco controle sobre o horário de trabalho dos operários, haja vista as dificuldades de registro e a imprecisão dos relógios naquele contexto.

e) os industriais criaram leis que protegiam os trabalhadores que cumpriam corretamente o horário de trabalho.


3) As obras mencionadas a seguir foram escritas aproximadamente no mesmo período: "Do Contrato Social" de Jean-Jacques Rousseau defende que o poder político se fundamenta em um pacto no qual os participantes se colocam sob a direção da vontade geral da coletividade; "Do Espírito das Leis" de Montesquieu discute as leis como manifestações da razão humana, sendo as legislações nacionais apenas os casos particulares em que se aplica a razão; a "Enciclopédia" organizada por Diderot e D'Alembert pretende debater os princípios dos conhecimentos humanos e oferecer um quadro do progresso das ciências e das artes.


Assinale a alternativa que indica de maneira correta o contexto intelectual no qual essas obras estavam inseridas.

a) As obras foram escritas entre o final do século XVI e o início do século XVII, o período mais intransigente da Contra-Reforma nos países católicos e de forte repressão aos textos que não seguiam a ortodoxia da Igreja.

b) As obras foram escritas entre os séculos VI e VII, período de decadência da vida letrada e dissolução da cultura greco-romana na Europa Ocidental.

c) As obras foram escritas no século XVIII, período de intenso debate a respeito da legitimidade do poder político e de questionamento das instituições do Antigo Regime.

d) As obras foram escritas no século XIX, participaram da reação romântica ao racionalismo iluminista e à "frieza" científica.

e) As obras foram escritas na primeira metade do século XVI, participaram do início da Reforma Protestante que defendia o retorno aos valores e comportamentos do cristianismo primitivo.


4) A substituição do modo de produção artesanal para a maquinofatura levou a um conjunto de transformações no século XVIII, ficando conhecida como Revolução Industrial. A seguir são feitas 4 afirmações sobre as condições existentes na Inglaterra que a levaram a ser o berço desta Revolução.


I. O Parlamento inglês representava os proprietários de terras, que impunham sua vontade ao Rei.

II. A reforma protestante teve um caráter político-econômico, permitindo à burguesia acesso maior às riquezas.

III. O desenvolvimento comercial inglês foi incentivado pelo próprio poder, pois era um grande gerador de riquezas.

IV. As revoluções burguesas do século XVII transferiram o poder para o Parlamento.

Analisando tais afirmações, é possível afirmar que:

a) todas estão corretas.

b) somente II, III e IV estão corretas.

c) somente I e IV estão corretas.

d) somente II e IV estão corretas.

e) somente II e III estão corretas.


5) “O homem aprende todos os dias, avança, observa, parece-lhe que as trevas recuam: é o ‘Século das Luzes’. O progresso dos conhecimentos desenvolve a fé em um progresso contínuo da humanidade, em direção a um estágio superior. Tal idéia favorece, em muita gente, um desprezo pelo passado, que leva a rejeitar as velhas crenças e os velhos textos, assim como as velhas tradições.” (Mousnier, R. e Labrousse, E.)


Com base na leitura do texto e na análise das idéias que o mesmo propõe, considere as seguintes proposições:

I) o texto procura justificar os postulados do Iluminismo ou Filosofia das Luzes, que estavam em conformidade com as idéias e práticas dominantes no Antigo Regime.

II) o texto revela um dos pilares do pensamento iluminista, ou seja, a idéia do progresso contínuo do homem, das ciências e da sociedade com suas instituições.

III) em termos religiosos um dos mais críticos pensadores iluministas foi Voltaire, que via na religião uma teia grosseira de tolices, superstições e atos ridículos.

IV) pode-se afirmar que algumas idéias iluministas, sobretudo as de liberdade e igualdade de direitos entre os homens, influenciaram movimentos políticos como a Independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa e a Inconfidência Mineira no Brasil.

Assinale:

a) se apenas as proposições I, II e III forem corretas.

b) se apenas as proposições I, II e IV forem corretas.

c) se apenas as proposições II , III e IV forem corretas.

d) se todas as proposições forem corretas.

e) se todas as proposições forem incorretas.


6) Adam Smith, importante economista inglês do século XVIII, é considerado o “pai do liberalismo econômico”. Em conjunto com os fisiocratas, contestou a doutrina mercantilista. Assinale a alternativa que explica uma diferença entre o pensamento de Adam Smith e o dos fisiocratas.


a) Adam Smith acreditava que a fonte de riqueza de uma sociedade estava em qualquer tipo de trabalho e não fundamentalmente na natureza e na agricultura, como defendiam os fisiocratas.

b) Adam Smith condenou a intervenção do Estado na economia, ao contrário dos fisiocratas que acreditavam que o Estado deveria ser o agente responsável, mais diretamente, pelo comércio e progresso de qualquer nação.

c) Adam Smith e os fisiocratas concordavam que a industrialização era o melhor mecanismo de crescimento do país, mas discordavam quanto ao papel do Estado nesse processo.

d) Adam Smith era um típico pensador liberal, enquanto os fisiocratas formularam a corrente ideológica conhecida como Despotismo Esclarecido.


7) A Revolução Inglesa, no século XVII, foi a primeira revolução burguesa da Época Moderna e resultou da contradição entre o Estado absolutista e a burguesia, cujos interesses não eram mais representados pelo primeiro. A respeito da Revolução Inglesa, marque a opção correta:


a) Os puritanos constituíam uma facção política leal ao rei, formada por membros da burguesia mercantil e pequena nobreza e defensora dos monopólios externos e internos.

b) A Declaração dos Direitos foi um documento que submetia o rei ao Parlamento em matérias tributária, judiciária e militar.

c) A manipulação da política religiosa em benefício do absolutismo provocou um choque aberto entre o rei, que pretendia legitimar seu poder pelo luteranismo, e o Parlamento, que pretendia defender seus direitos radicalizando sua posição no protestantismo.

d) A Revolução Gloriosa de 1688 culminou com o fechamento do Parlamento e a reafirmação do absolutismo monárquico.


8) “Um operário desenrola o arame, um outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto faz


as pontas, um quinto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer

uma cabeça de alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; montar a cabeça já é atividade diferente”. (SMITH, Adam - A riqueza das nações, SP: Nova Cultural, 1996, p. 66)

No texto acima, Adam Smith, economista escocês do século XVIII, fala-nos:

a) da irracionalidade da produção industrial do século XVIII.

b) das condições de trabalho no sistema doméstico.

c) da divisão do trabalho numa manufatura inglesa.

d) do cotidiano do trabalhador no espaço de uma corporação de ofício.

e) de mudanças tecnológicas verificadas no campo.


9) A respeito dos “cercamentos” que se verificaram com grande ênfase na Inglaterra, na Idade Moderna, podemos afirmar corretamente que:


a) foram defendidos pelos grandes criadores de gado para evitar que seus rebanhos se misturassem com o gado dos pequenos proprietários vizinhos.

b) significaram um profundo desrespeito aos direitos comunais e consuetudinários dos quais dependia a sobrevivência de muitas pessoas.

c) resultaram de uma reação dos pequenos proprietários de terra à expansão das grandes propriedades.

d) sofreram a reação do poder público desde o início de sua implantação, até que foram suspensos no século XVII.

e) decorreram da necessidade de criar ovelhas para abastecer o mercado de carne verde da cidade de Londres.



10) O Absolutismo corresponde ao resultado de um processo que marcou a passagem do Estado feudal ao moderno, através da centralização do poder (tanto territorial quanto administrativo) e de sua concentração nas mãos de um príncipe, ungido pelo direito divino e perpetuado pela sucessão hereditária. Com base no exposto, considere as seguintes proposições:


I. No Absolutismo, o rei impunha o monopólio fiscal e judiciário sobre os súditos, e para assegurar sua autoridade suprema foi necessário, gradualmente, desarmar a nobreza e monopolizar o uso da força.

II. A sociedade do Antigo Regime era dividida em estamentos e ordens, tendo em vista deveres e direitos distintos de acordo com o nascimento, função e posição hierárquica de cada um no seu grupo social.

III. A desestruturação do Antigo Regime, no final do século XVII, foi uma decorrência da dominância das idéias iluministas entre os soberanos absolutistas e no interior da própria Igreja Católica, que procurou unificar o pensamento racional com o sentimento religioso.

Marque a alternativa CORRETA:

a) As proposições I e III são verdadeiras.

b) As proposições I e II são verdadeiras.

c) As proposições II e III são verdadeiras.

d) Apenas a proposição III é verdadeira.

e) Todas as proposições são verdadeiras.


11) O que é fisiocracia?




12) Faça uma síntese do pensamento de John Locke e de Rosseaux.



13) Quais eram as idéias defendidas pelos iluministas acerca da economia? Cite teóricos que escreveram sobre esse assunto.



14)Relacione a Revolução Inglesa com a ascenção da burguesia na Europa do século XVII.



15) Explique, do ponto de vista social, as transformações ocorridas no interior da sociedade européia após a Revolução Industrial.